Laboratório de Dispositivos Nanoestruturados (DiNE)

O Grupo de Dispositivos Nanoestruturados da Universidade Federal do Paraná (DiNE UFPR) estuda as propriedades elétricas, ópticas e morfológicas de dispositivos fabricados com materiais nanoestruturados. As dimensões nanométricas são indubitavelmente uma das principais vertentes da pesquisa científica pura e aplicada. A diversidade de aplicações tecnológicas factíveis através da compreensão deste novo mundo abre um leque de oportunidades abrangentes em diversas áreas do conhecimento, geralmente inter-relacionadas. O grupo atua multidisciplinariamente contando com pesquisadores colaboradores de diversas áreas do conhecimento, como: física, química e engenharia.

Pesquisadora Principal: Profa. Dra. Lucimara S. Roman

O rol de dispositivos desenvolvidos e estudados pelo grupo abrange diodos emissores de luz, fotodetectores, transistores, capacitores, células solares e outros dispositivos com aplicação na eletrônica. Os materiais usados para a produção das nanoestruturas englobam polímeros conjugados, moléculas conjugadas, nanotubos de carbono, fulerenos e não fulerenos, silício poroso, nanopartículas poliméricas e metálicas, grafeno e óxidos de grafeno, entre outros.

Fundado em 2004 pela Professora Doutora Lucimara Stolz Roman o grupo já formou 20 mestres(as) e 9 doutores(as), além de contribuir diretamente na formação de dezenas de estudantes, da iniciação científica ao pós-doutorado. Os membros do grupo já publicaram mais de uma centena de artigos científicos em periódicos internacionais revisados por pares. Além do número de publicações, procuramos patentear, sempre que possível, novas tecnologias e aplicações. O grupo possui extensa colaboração com outros grupos de pesquisa do Brasil, além de colaboração internacional com a Dinamarca, Suécia, Finlândia e EUA e com empresas brasileiras.

Linhas de Pesquisa

Células solares orgânicas

Dispositivos optoeletrônicos

Sensores de gás e pressão